Em Portugal não há corais? Se é isso que pensa, terá de pensar novamente; não temos clima tropical, nem visibilidades estrondosas, mas os corais por cá estão; espécies diferentes, algumas com formas semelhantes àquelas que tem no seu imaginário, outras menos comuns.
Uma dessas espécies no Mediterrâneo, em dois anos espaçados temporalmente atingiu mortalidades de 90%; essa espécie encontra-se em Território Nacional praticamente de Norte a Sul do país.
Neste programa de monitorização subaquática está prevista a colaboração da Comunidade de Mergulho para que sejam reunidos dados de forma a que possam ser estabelecidas medidas de preservação eficientes.
No Norte da Europa, em países bem mais frios do que Portugal, os mergulhadores(as) aderiram de forma significativa. Porque não seguir o exemplo?
Para tal, será dada informação e formação para que em cada mergulho sejam recolhidos dados; ao mesmo tempo, fomos um pouco mais além, e com a contribuição de um Biólogo Marinho, daremos mais formação do que a prevista pelo Coralwatch. Identificação de espécies, métodos, etc.
A ADNG estruturou o programa de forma a que seja possível aos interessados dispender alguns minutos do seu mergulho, monotorizando, enquanto o resto do tempo, poderá simplesmente fazer o seu passeio subaquático descontraídamente.
Escolhemos uma àrea onde a distribuição e abundância de espécies é ainda considerável, e portanto, talvez o melhor local para começar um ponto de união entre Mergulho e Conservação Ambiental, no âmbito do Project Aware. Como tal, somos operadores Coralwatch.