Saturday, 11 August 2012

Prego 11 Agosto e Tiber

O mês de Agosto não tem prendado o Norte com grandes visibilidades, no entanto vale sempre a pena aproveitarmos para nos deleitar-mos com a beleza das pequenas coisas e criaturas que habitam os fundos marinhos que noutras circunstâncias passariam despercebidas.
(Temp. 14ªC)




Thursday, 21 June 2012

21 Junho - Saida Deco on Request

 Uma vez que as condições dois dias atrás eram excelentes em termos de visibilidade, após marcação de uma saída deco "on request". O Mar já não estava como dois dias antes mais mexido e a visibilidade reduziu de 8 para 2m.
No entanto e mesmo com uma viagem mais atribulada, o mergulho foi concluído com êxito.

Uma amostra renovada que devemos aproveitar quando o Mar do Norte nos permite mergulhar, pois em pouco tempo as condições alteram-se..

Tuesday, 19 June 2012

19 Junho - U Boat 1277

A previsão indicava como o dia ideal o seguinte; contudo os interessados pretenderam este dia e como tal a vontade foi feita. Uma saída matinal durante a semana.
Após relatos iniciais na marina de caçadores submarinos, que o Mar tinha puxado na noite anterior, mas estava limpo por baixo, saímos em direcção ao Submarino alemão.
Pela manhã o vento ainda não se fazia sentir muito o período de vaga baixo, contudo chegados ao local, a corrente era bastante forte e pouco comum para o Mar do Norte.
Dado que os participantes eram todos habituées deste spot, o mergulho foi efectuado, tendo sido no entanto necessário uma ajuda extra do skyper aos que iam preparados para um mergulho descompressivo com as bis e decos para serem colocados no local certo.
Muitas vezes neste sítio, a visibilidade aparente à superfície é enganosa, pois é frequente haver um "tecto" entre os 15 e os 20m, limpando de seguida.
Aos 22m já se avistava o fundo (31/32m); mesmo junto ao fundo a corrente sentia-se mas a visibilidade compensava bem um esforço extra de barbatana, neste naufrágio fantástico recheado de vida!



Saturday, 19 May 2012

19 Maio - Naufrágio : Draga da Madelena

As previsões durante a semana e factos constactados no local indicavam que Sábado seria um bom dia para mergulhar independemente da chuva pela manhã que não influenciaria o mergulho no mesmo dia.
Infelizmente mesmo os locais de previsões mais fíáveis falharam um pouco, e no dia anterior tivemos chuva presente na área.
Mesmo assim, no Sábado fomos prendados com uma calmia de mar e visibilidade a rondar os 7m que permitiu um excelente mergulho em naufrágio, na designada "Draga da Madalena"; este naufrágio é conhecido pela grande quantidade de redes presentes, visibilidade e corrente independentemente de estar acessível em profundidade ao nível OWD/P1, por norma é raramente visitado por nós, dadas as dificuldades que por questões de segurança ditam a visita de mergulhadores mais experientes.
Este ano felizmente e pelo menos para já, o número de redes presentes é reduzido, sendo na sua maioria de malha larga, o que torna difícil que algum mergulhador(a) mais distraído possa ter um susto.

A quantidade de vida marinha foi surpreendentemente agradável  quer pela quantidade como dimensões dos exemplares, a visibilidade no fundo bastante aceitável e interessante, permitindo um mergulho com 50 min de fundo e mais umas boas memórias de um Bom Mergulho, que na volta ao porto de abrigo fomos ainda prendados com sol para aquecer os ânimos.