Saturday 17 April 2010

Promontório : 17 Abril 2010

Este sim, o melhor local para Mergulho em Parede em Portugal de Norte a Sul, (Podemos incluir também o Norte de Espanha sem qualquer sombra de dúvidas; (nuestros hermanos não levem a mal, mas de Vigo, Ogrove e Corunã, apesar de em alguns locais a vida marinha ser excepcional, até hoje nem em Portugal nem Espanha vi tal espectáculo como neste "novo" local.).
A quantidade, diversidade e dimensão da vida Marinha encontrada foram de facto surpreendentes..
O video aqui disponível, não transpôe o que a realidade dos nossos olhos pode constactar, no entanto dará uma certa ideia.


Promontório: The Best Wall Dive in Portugal from ADNG DIVERS on Vimeo.

No Porto, a previsão não era de todo em todo favorável e portanto aceitamos o convite de partir para a descoberta de um local novo.
Á medida que rumávamos para Sul, o céu ia clareando e cada vez mais tinhamos a certeza que que informação dada sobre as condições para mergulharmos dadas previamente se materiam.


Após 2h de viagem, chegados ao destino somos recebidos calorosamente, ainda que o GPS nos tenha "enganado" por uns km´s, resultando num pequeno atraso.


Todos preparados, e a embarcação partiu para um rumo novo para nós; sabíamos que naquela zona a profundidade poderia fácil e rapidamente descer para os 100m de profundidade, portanto, a curiosidade estava presente em cada metro de distância que avançávamos.

Ao cairmos na água, a visibilidade seria de uns 6 metros aproximadamente, numa lage, mais superficial, que acabou por demonstrar ser um local bem agradável para fazermos a deco, como é possível ver no video; uns deitados no fundo de areia, outros autenticamente espraiados como se estivessem a fazer banhos de sol, enfim, verdadeiramente simpático e acolhedor.

Á medida que fomos iniciando a descida, ainda que houvesse um certo "tecto" até aos 10m de profundidade, o lageado em forma de socalco, passou rapidamente a uma parede que descia, e descia por ali abaixo.

A quantidade e dimensão das gorgónias presentes era do "OUTRO mundo"! Em mais de 16 anos a mergulhar por este Portugal fora, nunca tinha tido a possibilidade de encontrar colónias daquela dimensão!

Grandes safios, lavagantes, sapateiras, estavam incrustadas em cada reentrância; peixe-porco, cavacos, e à semelhança das gorgónias, anémonas-do-mar com tamanhos incomuns (infelizmente) para as nossas águas.

Sendo que um dos mergulhadores presentes tinha um computador de mergulho XPTO que até registava o seu ritmo cardíaco durante a imersão, vamos ver se temos a sorte que ele partilhe o perfil do mergulho com os restantes e neste registo de mergulho!



Todos chegaram a superfície extremamente satisfeitos por mais um mergulho num local novo, correndo tudo como manda a Lei.

Recuperando as forças, tivemos pois de nos juntar em redor de uma mesa; nada mais nada menos, do que uma panóplia de itens de marisco de todas as formas e feito que fomos petiscando e conversando, sempre, sempre acompanhada de componentes "hidratantes" já que a sede era muita, talvez do salgado do Mar, ou do picante da mariscada.





Vamos lá voltar, e esperar que com sorte, consigamos filmagens e imagens que façam jus ao local em si!



Se quiser acompanhar-nos na próxima viagem até lá, esteja atento(a) aos "Eventos anunciados" aqui